O marketing de afiliados é um derivado do marketing na Internet, no qual o editor de anúncios é pago por cada cliente ou vendas fornecidas por ele. O marketing de afiliados é a base para todas as outras estratégias de marketing na Internet.

Nesse tipo de marketing, empresas de gerenciamento de afiliados, gerentes de afiliados internos e fornecedores terceirizados são efetivamente utilizados para usar o marketing por e-mail, o marketing de mecanismo de pesquisa, a captura de RRS e a exibição de publicidade para o sucesso do produto. O tráfego da web pode ser rastreado com a ajuda de terceiros ou de programas afiliados próprios. Muito trabalho está envolvido neste processo. 

No início, o marketing por esse método envolvia muito spam, propaganda enganosa, violação de marca registrada, etc. Mas, após a invenção de algoritmos complexos e segurança avançada, isso foi regularizado para torná-lo mais seguro para fazer negócios e fazer compras online. Isso até levou a um melhor escrutínio dos termos e condições pelos comerciantes. O marketing de afiliados tornou-se mais lucrativo com a abertura de mais oportunidades, mas ao mesmo tempo também aumentou a concorrência no marketing.

Devido a essa pressão, os programas de afiliados internos para comerciantes tornaram-se uma coisa do passado e foram substituídos por programas terceirizados. As empresas que oferecem este serviço têm afiliados especializados e gerentes de programas de rede que possuem várias técnicas de gerenciamento de programas de afiliados. Essas redes de afiliados têm editores associados a eles que os ajudam na parte de publicidade.

O marketing de afiliados foi iniciado por cdnow.com, que tinha sites voltados para música. Eles colocaram uma lista de álbuns de música em seu site e pagaram a outros se colocassem esses links em seus sites quando um visitante comprou seu álbum por meio de seu site. A primeira empresa a se vincular ao cdnow.com foi a Geffen Records. 

Dois meses depois, uma mulher ofereceu à Amazon que ela venderia os livros da Amazon em seu site e deveria receber uma certa porcentagem em troca se vendesse os livros da Amazon por meio de seu site. Eles gostaram da ideia e iniciaram o programa de associados da Amazon. Era mais um programa de comissão em que eles recebiam uma comissão se um visitante clicasse em seus links e banners no site de outra pessoa e comprasse qualquer coisa por meio dele.

Desde a sua invenção, a rede de afiliados foi adotada por vários negócios, como viagens, educação, telecomunicações, celular, jogos, finanças pessoais, varejo e sites de assinatura, sendo os mais comuns os setores adulto e de jogos de azar. Somente no Reino Unido, o marketing de afiliados produziu £ 2,16 bilhões.

Os métodos de compensação usados são Custo por venda (CPS), Custo por ação (CPA), Custo por milha (CPM) e Custo por clique (CPC). Os dois primeiros são os métodos mais famosos hoje. Isso ocorre porque no CPM e no CPC, o visitante que aparece em um determinado site pode não ser o público-alvo e um clique seria suficiente para gerar comissão. 

O CPS e o CPA têm a compulsão de que o visitante não apenas clique no link, mas também compre algo ou se inscreva em algum serviço depois dele, o que prova que ele está entre o público-alvo. Somente no caso acima, o afiliado é pago. 

Portanto, o afiliado deve tentar enviar o máximo de tráfego direcionado possível ao anunciante para aumentar seus retornos e, por esse motivo, o marketing de afiliados também é conhecido como marketing de desempenho porque depende totalmente do desempenho do afiliado. A equipe de afiliados pode ser diferenciada de uma equipe de vendas pela natureza de seus trabalhos. 

O trabalho da equipe de afiliados é arrastar o tráfego direcionado para um ponto e, a partir desse ponto, é o trabalho da equipe de vendas influenciar o visitante a comprar o produto ou serviço.

Este é um tipo de método muito eficaz porque o dinheiro está sendo pago somente quando os resultados foram alcançados. O editor incorre em todos os custos, exceto o da configuração inicial e desenvolvimento do programa, que é incorrido pelo comerciante. Muitas empresas dão crédito a esse método de marketing por seu sucesso.


RESUMO;

Com o marketing de afiliados, o editor de anúncios recebe pagamento por cada cliente ou venda gerada por ele. Essa estratégia é base para outras de marketing na Internet, e para alcançar o sucesso do produto são utilizados mecanismos de busca, marketing por e-mail, captura de RSS e exibição de publicidade. É possível rastrear o tráfego da web com a ajuda de programas próprios ou de terceiros, e há empresas que oferecem o serviço de programas de afiliados com gerentes especializados e várias técnicas de gerenciamento. 

O marketing de afiliados se tornou mais lucrativo com a abertura de mais oportunidades, mas também aumentou a concorrência no setor. Os métodos de compensação usados são custo por venda, custo por ação, custo por milha e custo por clique. 

O primeiro e o segundo são os mais populares, pois no custo por milha e no custo por clique o visitante que aparece em um site pode não ser o público-alvo. 

O objetivo do afiliado é enviar o máximo de tráfego direcionado possível ao anunciante para aumentar seus retornos, e a equipe de afiliados tem como função arrastar o tráfego direcionado para um ponto. 

O marketing de afiliados é conhecido como marketing de desempenho, pois depende totalmente do desempenho do afiliado.