Utilizar métodos de distribuição online para promover produtos é conhecido como marketing digital.
Essa abordagem economiza tempo e é econômica. O marketing digital é feito por meio de itens como telefones celulares, SMS, MMS, mensagens instantâneas, sites, e-mails, banners publicitários e outdoors digitais.
O marketing digital envolve algumas das técnicas de marketing direto e marketing na Internet. No marketing digital, os métodos tradicionais de promoções são executados digitalmente. Envolve marketing em duas formas, puxar e empurrar.
O marketing digital pull exige que o usuário extraia ou extraia o conteúdo diretamente. O cliente tem que abordar o assunto promocional e ver o assunto por si mesmo.
Exemplos são sites, fóruns e web logs. Tudo isso requer clicar em um URL para visualizar o conteúdo. O conteúdo que está sendo exibido não precisa seguir nenhuma orientação. É necessário esforço para exibir apenas o conteúdo no site ou fórum e não há custo adicional para enviar as informações ao cliente, mas o cliente deve fazer um esforço extra para acessar o conteúdo. O cliente não precisa optar -in para esse tipo de promoção e uma mensagem está sendo visualizada por todos e não pode ser personalizada.
Os clientes que visualizam o conteúdo não podem ser rastreados, embora possa ser considerada a taxa de cliques que fornece detalhes sobre o número de cliques que a mensagem recebeu. Isso é feito habilitando o click through tracking durante a campanha, que registra as informações.
As tecnologias de marketing digital push exigem o esforço do profissional de marketing e do cliente.
O profissional de marketing deve empurrar ou enviar o conteúdo para o cliente e o cliente deve se esforçar para recebê-lo. Este é um tipo de marketing muito eficaz e os investimentos certamente rendem um grande retorno, pois criam reconhecimento de marca. SMS, MMS, e-mails, podcasting RSS são exemplos de marketing digital push. Como o conteúdo é enviado para pessoas físicas, ele pode ser personalizado de acordo com o destinatário pretendido.
Se a mensagem foi aberta e visualizada pelo cliente ou excluída, ela pode ser rastreada e relatada. Informações relacionadas ao cliente, como nome, localização geográfica, podem ser rastreadas.
Mas ao enviar esse tipo de mensagem, alguns critérios devem ser observados, pois os SMS e e-mails enviados são monitorados. Se o profissional de marketing não seguir as regras e regulamentos adequadamente, existe a possibilidade de as mensagens serem rejeitadas e bloqueadas antes de chegarem ao público-alvo e a mensagem ser considerada spam.
Consequências maiores envolvem os profissionais de marketing ficando na lista negra temporariamente ou mesmo permanentemente. O número será bloqueado e eles não poderão enviar nenhuma mensagem. As mensagens enviadas para os feeders RSS requerem um mecanismo com um aplicativo para chegar, quando enviadas por um sistema de e-mail marketing.
Ambas as formas de marketing digital devem ser usadas em consonância para alcançar resultados positivos. Um profissional de marketing inteligente envia e-mails junto com SMS e usa vários canais para comercializar seus produtos. O tipo de mensagens enviadas também deve ser diferente umas das outras.
Não devem ser apenas texto, mas sim animações, áudios e vídeos. Existe a possibilidade de usar as tecnologias de mensagens pull e push em conjunto, como o e-mail enviado a um cliente em potencial pode ter uma URL ou um banner, que ao clicar baixa as informações. Se houver um grupo enorme de pessoas a serem alcançadas por e-mail, provedores de serviços de e-mail podem ser contratados, que enviam muitos e-mails aos clientes em nome do profissional de marketing e tomam medidas para que as mensagens não sejam consideradas spam.
Embora grande parte do marketing seja opt-in, leis federais, como CAN SPAM Act, foram aprovadas para proteger os clientes de comerciantes inescrupulosos que promoveriam seus produtos ou hackers ou spammers com más intenções, ou seja, prejudicar o computador ou instalar adware, spyware nos computadores das pessoas.


0 Comentários