O marketing global nada mais é do que o marketing feito em nível nacional e internacional e que envolve entender as semelhanças, diferenças e aproveitar as oportunidades para atingir o objetivo. Concentrar-se no marketing global é tão importante quanto concentrar-se no marketing doméstico se uma empresa pretende aumentar as vendas.

O mercado interno ficou saturado na maioria das categorias de produtos e serviços, em todos os países industrializados e, com isso, passaram a negociar com outros países para aumentar suas vendas. Normalmente, nesse caso, mercadorias muito caras para o mercado doméstico que os clientes compram são exportados para outros países ricos.

Quando uma empresa faz marketing dentro dos limites de um determinado país, ela tem que competir com outras empresas nacionais e também com empresas internacionais que fazem parte do mercado.

As ações de marketing realizadas pelos profissionais são baseadas no gosto de um público específico. O produto pode não atender ao gosto dos clientes em um nível superior. As demais empresas nacionais que pretendem se tornar globais dificultam o crescimento dessas empresas.

Eles se tornam invisíveis em nível internacional, pois são incapazes de lidar com a crescente concorrência e podem não estar cientes de concorrentes em potencial.

O desenvolvimento do produto depende da necessidade dos moradores locais. Esses tipos de negócios são etnocêntricos e só se preocupam com seu desempenho no mercado doméstico.

As empresas que planejam se tornar globais devem começar com a exportação para um cliente estrangeiro primeiro. Os retornos não seriam satisfatórios no começo. O departamento de exportação pode ser introduzido na sede que lida com todas as leis.

Pode haver a possibilidade de se tornarem exportadores secundários, trazendo em cena uma empresa de gerenciamento de exportação, que lidará com o problema de idioma, diferença de horário, papelada e clientes. Se estiver gerenciando as exportações sem ajuda, o departamento de exportação pode ser iniciado em um escritório localizado no exterior.

Este escritório funciona em colaboração com a sede regional. Mas os respectivos escritórios offshore tomam as decisões de marketing, pois terão melhor conhecimento sobre o mercado específico em que estão operando.

O marketing multinacional envolve marketing em muitos países. O marketing é baseado nas exigências de diferentes países e os retornos são recompensadores. Cada região deve ser estudada individualmente com base no desenvolvimento, produção e comercialização.

Esses tipos de mercados são conhecidos como centrados na região. O marketing global envolve todo o globo. O mundo inteiro é resumido como um único mercado e os produtos lançados no mercado devem atender às necessidades de qualquer mercado regional. Os profissionais de marketing de todo o mundo tomam as decisões de marketing. Esse tipo de mercado é conhecido como geocêntrico.

A indústria automotiva é um desses mercados que viu um aumento global nas vendas durante os últimos cinquenta anos. Anteriormente, apenas as empresas locais como a Ford e a General Motors costumavam produzir carros na América, mas hoje outros concorrentes internacionais como a Toyota e a Honda estão operando no mesmo mercado e superaram as empresas locais.

Outro fator chave para o marketing global é a Internet, que introduziu o e-commerce. As empresas passaram a ser online e globais. Isso incentivou as vendas da empresa e os números só aumentam devido ao número cada vez maior de usuários da Internet.

A localização geográfica dos clientes não é mais um obstáculo. O gerenciamento de marketing global e o comércio eletrônico business-to-business estão crescendo rapidamente.

Produto, preço, posicionamento e promoção são os elementos do marketing global. O produto criado deve ser tal que possa ser vendido em qualquer lugar usando o mesmo método. Deve considerar os elementos primários de todos os mercados.

No entanto, o idioma no qual o produto é nomeado pode ser alterado, enquanto o conteúdo pode permanecer o mesmo. O preço nunca é constante. Deve ser decidido depois de analisar o mercado e a moeda do país.

As variáveis que afetam os preços são o local onde o produto está sendo produzido, custo dos ingredientes, custos de transporte, mão de obra, etc. A colocação é como o produto é distribuído e como ele atinge o mercado-alvo. Como nos países do terceiro mundo, faltam superlojas, para que possam ser colocadas ou vendidas em lojas comuns.

Depois que o produto é desenvolvido e distribuído, ele deve ser promovido precisamente conhecido como publicidade, a promoção é uma das principais etapas do marketing e consome grande parte do orçamento.

Se é possível passar a mesma mensagem para o mundo inteiro de forma relevante e econômica, com certeza tem que ser colocado em prática, mas o desafio é muito grande.